fbpx

Seu Corpo é Sagrado: 2 Maneiras Eficazes de Praticar a Espiritualidade Aterrada

0
Espiritualidade Aterrada
Espiritualidade Aterrada

Desde o início de todo o impulso religioso e espiritual, houve um profundo preconceito contra o corpo.

O corpo foi chamado de carnal, mundano, luxurioso, pecaminoso e ilusório. Na melhor das hipóteses, foi considerado mero pó; na pior, foi considerado uma porta de entrada para o próprio diabo.

O pior é que quando o corpo foi celebrado (como em muitas práticas neotântricas), ele foi fetichizado e de algumas formas objetificado.

Não há dúvidas sobre isso: criamos uma relação um tanto quanto estranha com o nosso corpo como espécie.

Por um lado, ou condenamos o nosso corpo e tentamos subjugá-lo – por outro lado, nós cedemos ao extremo e nos perdemos nos desejos. Tendemos a balançar de um lado para o outro, parecendo nunca encontrar um meio-termo.

Felizmente, os tempos estão mudando. Estamos fartos de tratar nossos corpos como trajes de carne a serem negados em práticas austeras e ascéticas, ou, saciados com desejos além da conta. Em vez disso, estamos começando a compreender e respeitar a sabedoria, inteligência e profunda conexão de nossos corpos com a verdade da realidade.

Estamos começando a ver o nosso corpo como uma veículo sagrado, um portal para a nossa alma e para o espiríto livre e selvagem da existência.

O Que é Espiritualidade Aterrada?

Espiritualidade aterrada refere-se a uma experiência vivida de espiritualidade que está alicerçada no corpo e com aplicações práticas não somente para conseguir um lugar de alívio e paz no pós vida, mas sim para fazer desta existência, aqui no momento presente uma vivência saudável, leve, alegre e abundante, fazendo também da Terra o paraíso.

Quando abraçamos a espiritualidade aterrada, saímos de nossas mentes e voltamos para os nossos corpos: para o que é visceral, instintivo e profundamente sentido pelos nossos sentidos.

Vemos que o corpo não é apenas um templo do Divino, mas uma expressão viva do Espírito. Como tal, o corpo se torna uma fonte de tremenda sabedoria e insight: uma porta para o momento presente.

Não apenas vemos o corpo como sagrado, mas o vemos como um microcosmo do macrocosmo – ele se torna um caminho para a natureza transcendente e inerente do Divino.

Seu corpo é um depósito de traumas

O psiquiatra Bessel Van Der Kolk escreveu no seu livro “The Body Keeps Score”:

O corpo mantém a pontuação: … a memória do trauma está codificada nas vísceras, em emoções negativas e angustiantes, em doenças autoimunes e problemas esqueléticos/musculares

O renomado psicólogo e especialista em traumas Peter Levine complementa:

Os sintomas traumáticos não afetam apenas nossos estados emocionais e mentais, mas também nossa saúde física.

E como escreveram os psicoterapeutas C. Zweig e S. Wolf no livro “Romancing the Shadow”:

Podemos esquecer um abuso, mas o corpo não. Como amortecedores, nossos corpos absorvem o desgaste da experiência emocional. Podemos nos defender contra isso, mas nossos corpos sofrem com as ruas esburacadas da vida. E lentamente, ao longo dos anos, os padrões de estresse e trauma vão acumulando. Inevitavelmente, se não nos conscientizamos das sombras alojadas em nossos músculos e células, eles começam a contar suas histórias.

Como podemos ver, corpo e mente não estão separados. Todas as experiências dolorosas que passamos na vida são armazenadas em nossos corpos como traumas. Este trauma se manifesta como tensão muscular, dores misteriosas, enrijecimento e contração do corpo que se manifesta em posturas travadas, e padrões de controle, distúrbios auto-imunes e inúmeras outras doenças.

Sem desempacotar, explorar, processar e liberar o que está dentro de nossos corpos, permanecemos congelados e incapazes de seguir em frente. Esta é a primeira razão pela qual o desenvolvimento de uma abordagem amigável para com os nossos corpos é crucial – é um elemento central da cura e transformação espiritual.

Essa é a base das ferramentas terapêuticas exploradas através das meditações do SOMA Awakening Brathworks.

Seu corpo é um portal para a sabedoria espiritual

Nossos corpos também são um depósito de grande sabedoria. A inteligência está para a mente, assim como a sabedoria está para o corpo.

Como o grande filósofo alemão Nietzsche escreveu certa vez:

Existe mais sabedoria no seu corpo do que no seu mais profundo pensamento filosófico.

E como Buda certa vez disse:

O corpo está ancorado no aqui e agora enquanto que a mente viaja para o passado e futuro.

Embora em um nível central, não sejamos definidos por nosso sangue físico e ossos, nossos corpos são um portal inegavelmente poderoso para o momento presente. Eles não apenas nos ancoram no Eterno Agora (daí porque muitas técnicas de meditação se concentram na respiração e no corpo como o SOMA), mas também são detectores da verdade incrivelmente precisos. Eles nos ajudam a sintonizar o que é verdadeiro e real, em um nível visceral sentido, e o que é falso.

Na verdade, nossos corpos são ótimos presentes em várias camadas. Eles carregam uma inteligência que antecede a mente e uma intuição que está diretamente alinhada com a Alma.

Como escreve a autora mitopoética e psicóloga Marion Woodman,

Este é o seu corpo, seu maior presente, repleto de sabedoria que você não ouve, tristeza que você pensou ter sido esquecida e alegria que você nunca conheceu.

Há tanto potencial para cura, revelação, integração, insight, guiança, inspiração e base regenerativa em abundância quando honramos o corpo; quando praticamos a espiritualidade aterrada.

Mas por onde começamos?

2 Maneiras de Praticar a Espiritualidade Aterrada

Existem muitas maneiras de praticar a espiritualidade aterrada ensinada por uma vasta gama de pessoas.

Essas abordagens atendem a diferentes níveis da experiência humana, desde o alívio da dor crônica até a liberação de bloqueios emocionais, traumas e emoções negativas.

Alguns exemplos incluem:

  • Massagem (biodinâmica, huna, microfisioterapia, etc.)
  • Acupuntura/acupressão
  • Atenção plena centrada no corpo e meditação
  • Experiência somática (SOMA Chakra Healing Journey)
  • Psicoterapia somática (SOMA Love)
  • Técnicas de Respiração (SOMA Awakening)
  • Terapia de dança/movimento (SOMA Chakra Dance, Rave Quântica, Ecstatic Dance)
  • Ioga

Abaixo, explicarei brevemente duas dessas práticas:

1. Ioga

Yoga é uma antiga prática que integra mente, corpo e espírito e que alguns historiadores datam de mais de 10.000 anos. Hoje em dia, há uma grande variedade de abordagens para a ioga – mas nem todas são adequadas para a cura de traumas e espiritualidade aterrada.

Ao explorar a ioga como uma forma de fazer amizade com seu corpo e aprender com sua sabedoria, recomendo ater-se a formas mais antigas e suaves de ioga – como a hatha ioga. Há também um número crescente de professores de ioga informados sobre traumas que incorporam sua abordagem particular ao ioga com descobertas modernas em estudos de saúde mental. Se você tem uma forte tendência para a ioga, recomendo ver se há algum professor de hatha ioga e/ou informado sobre traumas perto de você.

A ioga restaurativa também é outra abordagem que talvez você gostaria de explorar (que inclusive é a que eu tenho mais predileção e prática como professor), já que se diz que ela se concentra no relaxamento do sistema nervoso e na centralização da mente.

Então, por que ioga?

Yoga é uma abordagem maravilhosa da espiritualidade aterrada porque não apenas tende a incluir um elemento filosófico/espiritual, mas também dá a você uma compreensão direta e visceral de seu corpo. Ajuda você a desenvolver a autoconsciência de seus pontos fortes e limitações, áreas que retêm tensão e traumas, e também como liberá-los.

Muitas pessoas experimentaram uma tremenda cura graças à ioga. Em sua essência, ele tem o potencial de ser uma forma móvel de meditação que o coloca diretamente em contato com a sabedoria atemporal carregada profundamente dentro de você. Não é de se admirar que essa modalidade seja tão popular e continue a viver depois de um longo período de tempo.

2. Técnicas de Respiração

A respiração é, simplesmente, a prática de trabalhar com a respiração para acalmar e limpar a mente e o corpo. Esta é uma prática que, como a ioga, existe desde o início da humanidade, e da qual eu sou um grande defensor e multiplicador.

Os benefícios da respiração podem incluir, por exemplo, relaxar o sistema nervoso, melhorar o bem-estar mental, melhorar a função imunológica, curar traumas, limpar emoções negativas, liberar bloqueios emocionais, dar mais energia, aumentar a criatividade e o foco e até mesmo induzir experiências místicas.

Como sua ponte primária para a energia da Força Vital, sua respiração é uma forma poderosa de praticar a espiritualidade aterrada porque está sempre fundamentada no momento. E como você provavelmente já sabe (graças a Eckhart Tolle em seu livro o Poder do Agora e tantos outros escritores e terapeutas), o momento presente é tudo o que realmente existe!

Existem muitas formas de trabalho de respiração, como o SOMA Awakening, pranayama, holotrópico, renascimento, xamânico e técnicas de respiração de meditação de atenção plena simples.

Se você gostaria de aprender mais sobre esta abordagem de espiritualidade aterrada, conheça o Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening Breathworks, uma imersão de meditação que está transformando muitas vidas!

Para participar, clique na imagem abaixo!

SOMA quer dizer um corpo, uma mente e um espírito… Este é o grupo que torna todos os praticantes da meditação em uma comunidade.

A Força do SOMA está na sua comunidade, nessa incrível tribo de pessoas despertas que estamos construindo juntos!

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

Sem comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.