7 Dicas Importantes para Combater o Desgaste Físico e Mental

Dicas para Evitar o Cansaço Físico e Mental

Dicas para Evitar o Cansaço Físico e Mental

A ùnica coisa sob o seu controle é o esforço. Isto é tudo, isto é o todo. ~ Mark Cuban

Mark Cuban é um bilionário dono do time de futebol americano Dallas Mavericks.  Ele certa vez escreveu:

“Nos esportes, a única coisa que um jogador pode controlar de verdade é o esforço. O mesmo se aplica ao mundo dos negócios. A única coisa que um empresário, executivo ou uma pessoa em qualquer posição pode controlar é o seu esforço. Eu tive que me esforçar, acordar cedo todos os dias, ficar acordado até tarde e tomar todo tipo de estimulante para conseguir aquela energia extra. Eu tive que me comprometer a fazer todo o esforço necessário para ser o mais produtivo possível… Ou você se compromete para obter os seus resultados, ou não”.

Mas não é apenas esse tipo de esforço que leva ao sucesso. A vida não é um moedor de carne. Trabalhar duro não vai te levar onde deseja de uma maneira saudável e que você se sinta bem – você estará sacrificando muitas coisas, e enfiando suas unhas na sua própria carne para atingir uma meta que no fim vai fazer com que você se sinta vazio e incompleto pois você perdeu muitos momentos bons da vida ao longo do caminho.

A coisa mais importante sobre esforço é o trabalho inteligente. Se esforçar mais, definitivamente não é a mesma coisa que trabalhar por mais tempo e até tarde todos os dias.

Você sempre poderá trabalhar de forma um pouco mais inteligente e organizada obtendo os mesmos resultados.

A seguir algumas dicas:

1. Dê um momento de descanso para a sua mente!

Enquanto é maravilhoso estar completamente imerso em um projeto, na maioria das vezes encontrar esse tipo de fluidez não é uma tarefa fácil. Então ao invés de se forçar a submergir completamente na piscina por períodos prolongados para de repente se ver sem fôlego e ser obrigado a emergir para respirar, tente tirar pequenas pausas para respirar, só assim você conseguirá chegar na outra borda da piscina.

Quebre as suas atividades em pequenas etapas de esforço focado. Você se tornará mais preciso, mais energizado, mais motivado e mais engajado se você souber que estará trabalhando em algo por apenas 90 minutos ao invés de 8 horas! É igual a história do lenhador que nunca dá uma pausa para afiar o seu machado – ele trabalha o dobro do necessário, e poderia fazer a mesma coisa na metade do tempo se parasse periodicamente para afiá-lo. A maioria das pessoas não consegue manter o foco por mais de 90 minutos.

Então programe o despertador do relógio por um período inferior a esse, seguido de uma pausa de 15 minutos para dar uma resetada e resfriada no cérebro. Eu gosto de usar a técnica do pomodoro 20-5 (20 minutos focado trabalhando e 5 minutos de pausa para beber água);

2. Se você puder dar uma cochilada, faça

10 a 20 minutos de sono após ao almoço irá te reenergizar. Entretanto, mais que isso poderá fazer com que você se sinta meio sonolento e preguiçoso pelo resto do dia.

Uma técnica que uso é tirar um cochilo em algum lugar que eu me sinta ligeiramente desconfortável, como em uma cadeira – então você se sentirá menos inclinado a continuar dormindo além dos 10 a 20 minutos. Pesquisas demonstraram que o cochilo (e o sono) ajudam no aprendizado, pois o cérebro processa informação quando você está dormindo; então se você tiver uma tarefa que requer algum tipo de aprendizado, não dedique mais de 90 minutos por vez nisto, e então, literalmente “durma nisso”!

3. Cheque primeiro os seus e-mails…

Para ficar livre deles depois! Então você não se sentirá tentado a ficar checando os e-mails toda hora ao longo do dia.

E as mídias sociais? Agende isso também – talvez durante o almoço ou pausas, ou ao chegar em casa após o trabalho. De fato, agendar qualquer distração reservando momentos específicos para elas ajudará você a se manter focado, sem nenhum tipo de estímulo mental constante para checar isso ou aquilo.

4. Vá lá fora e se divirta!

Se desconecte completamente do que você estiver fazendo pelo menos uma vez por dia e gaste um tempo lá fora. Mesmo se você viver em uma área urbana, você poderá encontrar o relaxamento mental em um parque.

Um estudo demonstra que enquanto dar uma caminhada já basta para o seu bem estar, caminhar na natureza é bem melhor, pois entre os perigos da cidade o cérebro precisa se manter engajado e ativo. Seu cérebro relaxa e se acalma muito mais quando está na natureza.

5. Trabalhe no seu ritmo natural

Você com certeza já sabe quando está cheio de energia e quando seu foco mental está pegando fogo, então, explore estes seus momentos de maior desempenho e foco ao máximo.

6. Use o poder do prazo ao seu favor

Coloque prazo nas suas atividades, defina quantos minutos você levará para fazer uma tarefa e então configure o alarme do celular para te avisar quando o seu tempo estiver esgotado. No começo talvez você não consiga terminar tudo dentro do prazo, mas pelo menos o senso de urgência fará com que você trabalhe de forma mais ágil e focada.

Com o tempo e o autoconhecimento você encontrará o seu ritmo e aprenderá ser mais assertivo na definição dos seus prazos.

7. Medite

A meditação é essencial para desenvolver um maior foco e concentração, aumentar a sua criatividade, e melhorar o seu funcionamento mental. 15 a 30 minutos todos os dias fará com que você pense de maneira mais clara, e você será capaz de se blindar contra as distrações que te impedem de atingir as suas metas e objetivos.

Use essas dicas, mas lembre-se de ser gentil com você mesmo, a auto cobrança excessiva é uma armadilha que nos bloqueia devido a confusão mental gerada por ela.


Also published on Medium.

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.