12 Sinais de que Você está Despertando para uma Nova Consciência

Despertar da Consciência

Certa vez em um dos meus treinamentos de Mindfulness eu disse para um dos alunos que ele havia alcançado o ‘Despertar da Consciência’. E então ávido por respostas ele perguntou: “O que é despertar?”

Para mim essa coisa de ‘Despertar da Consciência‘ era uma coisa tão óbvia que eu nem imaginava que muitas pessoas talvez não soubessem o seu significado. Então resolvi escrever este artigo para  te ajudar a  entender o que é esse tal de ‘Despertar’, que eu atingi através da meditação.

De verdade espero que um dia todas as pessoas alcacem ele, pois assim o mundo será um lugar muito melhor!

Para entender o que é o Despertar, é necessário compreender que a maioria da humanidade vive em um estado de Consciência adormecida, que eu costumo chamar de Piloto Automático. A causa desse “sono profundo” em que vive a humanidade está no apego pelo nosso ego e fascinação pelas coisas materiais.

As pessoas estão tão fascinadas pelas coisas do mundo material e tridimensional  que se esqueceram completamente da importância de olharem para dentro e se conectarem com elas mesmas através de um processo de auto conhecimento.

Uma nova fase se inicia…

Esta nova era anuncia um momento sem igual para a humanidade, não podemos afirmar exatamente o ano que isso começou, mas de fato podemos marcá-lo com a chegada dos Millennials, ou seja, as pessoas que nasceram entre 1983 e 2000.

De fato podemos sentir que esta geração está nos empurrando em direção ao despertar da consciência global, o fim de um velho mundo político, social e organizaciona.

Estamos motivando o fim de uma velha forma de viver, para dar espaço a uma nova era de inovação, de tecnologias disruptivas, de busca de todas as minorias por uma maior igualdade, com novos valores, crenças e prioridades.

Onde há Despertar não há Ego

Para encararmos essa nova realidade dependemos de uma mudança interna radical em cada um de nós. Precisamos nos livrar do controle do ego, pois essa é a fonte de todo o sofrimento humano. Sob o domínio do Ego, somos incapazes de ver a dor que infligimos, a nós mesmos e aos outros.

É o julgo duro do ego que nos aprisiona no nosso instinto animal mais básico, o modo de luta ou fuga, que nos tira da criação e nos joga na sobrevivência.

Nos sentimos ansiosos, estressados, depressivos, empurramos a vida com a barriga, tentamos resolver conflitos na base da força, combatemos a intolerância com mais ódio e intolerância, estamos sempre reagindo e com isso parece que não saímos do lugar. Esse é o Piloto Automático.

Se você não despertou é porque está dormindo!

O primeiro passo para despertar a consciência é saber que estamos dormindo. E o ato de compreender que estamos  dormindo é algo muito difícil, porque normalmente a maioria das pessoas estão absolutamente convencidas de que estão despertas.

Quando um homem compreende que está “dormindo”, inicia então o processo do auto-despertar.

Os 12 Sinais abaixo vão te ajudar a identificar se você já atingiu, ou está em um processo para atingir este Despertar:

Segundo Jiddu Krisnhamurti – um dos maiores filósofos e pensadores do século 20 –  uma pessoa que está próxima de um despertar da consciência, experimenta alguns desses “sintomas”.

1 – Uma tendência crescente de deixar as coisas acontecerem ao invés de tentar controlá-las;

2 – Ataques frequentes de alegria, sorrisos sem explicação e explosões de risos a qualquer momento;

3 – Sensações de estar intimamente conectado aos outros e à natureza;

4 – Episódios frequentes de apreciação e admiração das coisas simples;

5 – Uma tendência de pensar e agir espontaneamente com amor, no lugar do medo baseado na experiência passada;

6 – Uma nítida habilidade de viver cada momento;

7 – Uma perda da habilidade de se preocupar;

8 – Uma perda do desejo por conflito;

9 – Uma perda de interesse por tomar as coisas como pessoais;

10 – Uma perda de apetite em julgar o outro;

11 – Uma perda de interesse em julgar a si mesmo;

12 – Uma inclinação em dar sem esperar nada em troca.”

Sobre Autor

Gabriel Menezes

Fundador do Spartancast, Consultor e Especialista Internacional em Liderança, Alta Performance e Mindfulness dando treinamentos corporativos em todos os continentes do mundo. DJ, Terapeuta Holístico (Registro Profissional CRTH-BR: 3128) e Professor de Mindfulness credenciado pela International Meditation Teachers and Therapists Association (IMTTA), Membro Executivo do International Institute for Complementary Therapists (IICT) e Membro Profissional da American Mindfulness Research Association (AMRA). Diretor e Representante da IMTTA no Brasil formando mais de 200 Professores de Meditação e Terapeutas. CEO do SOMA Awakening Breathworks nos Países de Língua Portuguesa.

Poder Ilimitado Escolhas

PODER ILIMITADO 5: O Poder das Escolhas

Nas suas mãos habita um poder incomensurável que você está ignorando. Desperte! ? ⬆ Clique no Botão de “Play” acima para ouvir, ou Pesquise “Spartancast” no Spotify ou em qualquer Aplicativo de Podcasts do seu celular! ...